Universidade

Estudar fora! Sim ou Não?

Oi pessoas, tudo bem?

Muitos são os questionamentos a respeito de sair ou não de casa para estudar e sim, esta é uma decisão delicada, afinal estamos saindo da zona de conforto e do colo dos nossos pais para arriscar uma vida completamente nova longe dos familiares e amigos de longa data. Não foi diferente comigo ah cerca de 3 anos atrás quando optei por vir cursar Engenharia na Universidade que fica localizada numa cidade a 14h de distância da minha cidade raiz. Os medos e questionamentos a respeito de mudar ou não só cresciam a cada dia e você fica na corda bamba sem saber qual o caminho escolher. Optei no final por dizer SIM ao desconhecido e mergulhar de cabeça nessa aventura e esse post é para citar alguns motivos de porque você também poderia dizer SIM!

Motivo número 1: Correr atrás dos seus objetivos!

Sim, acredito que esse seja o principal motivo para você se arriscar. Se não for você a primeira pessoa a dar o passo de ir em busca do que deseja, quem vai fazer isso por você? Então vai à luta! Vive sem medo de quebrar a cara, porque o não a gente já tem em todas as ocasiões, temos que batalhar é pelo sim e nossos objetivos valem a pena cada sacrifício. Se no fim não for o que você esperava, pelo menos teve a iniciativa de buscar.

Motivo número 2: Novas experiências!

Quer coisa melhor que coisas novas pra estimular a vida da gente? Rotina é bom, legal. Beleza! Mas vamos combinar que viver novas experiências e aprender um bocado com elas vale muito a pena, né?! Então, estudar fora te proporciona isso. Você tá em um lugar novo, diferente, totalmente fora da sua zona de conforto. Tá conhecendo gente nova, ampliando seu ciclo de amizades e aprendendo coisas novas tanto sozinho quanto com eles. Acredite, cada momento vai ficar guardado eternamente em sua memória!

Motivo número 3: Maturidade!

Caraaaamba, isso você vai adquirir demais, sem dúvidas! A vida sem nossos pais por perto não é nada fácil. Vão aparecer contas, problemas diários, perrengues e muitos outros obstáculos pra você dar conta sozinho, isso, sozinho e você vai ter que se virar. É nessa hora em que cada probleminha vai sendo solucionado que a gente vai crescendo e vendo que a vida é dura, bate e é com força mas a gente é mais forte que ela. Sofre com o obstáculo, elimina ele e ainda aprende uma lição com isso. Sem tirar o fato de você ter a tão desejada “liberdade”. Liberdade pra mim é algo bem relativo e vai além de você morar ou não com seus pais, mas muita gente acredita que liberdade é você fazer o que quiser, a hora que quiser sem dar satisfação e perde o rumo quando decide estudar fora. Logo, saber lidar com essa tal “liberdade” que adquirimos nessa fase da vida requer maturidade e você vai aprender a lidar com ela sim, seja apanhando da vida com algumas escolhas erradas ou não, mas você vai aprender. Talvez maturidade seja o que você mais vai adquirir morando e estudando fora de casa.

Motivo número 4: Auto-conhecimento!

Sim, essa vai ser a fase da vida em que você mais vai se conhecer. Sabe todos aqueles questionamentos que você tinha sobre a vida, sobre você, sobre o mundo?! É eles vão aflorar ainda mais e você, não me pergunte como, vai começar a encaixar todo o quebra cabeça à sua maneira e vai ver tudo de forma clara e nítida. Talvez a responsabilidade, a maturidade, os seus objetivos sendo alcançados sejam os motivos pelo quais o auto-conhecimento se sobressaia nesse momento. E na boa, se conhecer é maravilhoso!

Motivo número 5: Dar mais valor aos seus pais e a vida!

A distância faz com que a gente sinta muita falta dos nossos pais, sem tirar que a vida e as dificuldades do dia a dia vão nos mostrando que eles não eram adultos chatos e que não nos compreendiam, mas que eram pessoas que já tinham passado pela nossa fase da vida e já tinham aprendido um bocado com ela. A gente passa a perceber então que, o que eles queriam de fato era só nos alertar e tentar nos mostrar o caminho com “menos obstáculo” a ser seguido. Vendo tudo isso parece que nossos pais saem automaticamente da categoria “pais” e vão para a categoria “amigos” e além de dar muito mais valor a eles você vai se aproximar ainda mais dos seus coroas. E a vida?! Ah, com cada pedrinha que a gente vai eliminando do caminho se torna mais fácil a cada dia dar muito mais valor a ela.

Motivo número 6: Adquirir paciência!

É, se tem uma coisa que você vai adquirir é a tal da paciência! Imagine ai, você ter que lidar com muita gente nova, com criações e pensamentos diferentes. Com professores legais mas também professores super escrotos. Com a falta de dinheiro, com a saudade dos pais e dos antigos amigos … ou você surta ou aprende a ter uma paciência de jó pra passar por tudo isso e, com a minha experiência arrisco a dizer que você vai acabar ficando com a segunda opção. E paciência é fundamental em muitos momentos da vida. Estresse não leva você a lugar algum!

É, estudando fora a gente aprende um bocado, cresce um bocado, vive um bocado! Não vai ser nada fácil, NADA MESMO, mas no final é tão prazeroso. É tão bom a gente olhar pra trás e ver o quanto cresceu e aprendeu por dizer SIM a um objetivo nosso. Por isso eu digo, se você tem a oportunidade de estudar fora mas tá no impasse do sim ou do não, pensa direitinho, coloca tudo na balança e pesa os prós e contras. Se achar que todos esses motivos serão essenciais e válidos em sua vida não tenha medo de dizer o SIM e se jogar nessa aventura assim como eu fiz e não me arrependi nesses 3 anos de luta. E o principal, ESTUDE! Use todos os recursos que a Universidade ou Faculdade podem te oferecer e não perca o seu foco que é o estudo.

Espero que tenham gostado,

Beijos!

 

Anúncios

26 comentários em “Estudar fora! Sim ou Não?

  1. parabéns pelo texto claro e de fácil compreensão. Parecia que vc estava falando comigo !!!
    Diga sempre SIM à VIDA …..e tudo virá a seu tempo. SIMMMMMMMMMMMMMMMMM

    Curtir

    1. Muito obrigada linda, fico feliz que tenha gostado. E acredite, cada um tem o seu tempo, se você ainda não saiu é porque ainda não está na hora, mas com certeza você ja teve e ainda terá muita coisa para viver em sua bela trajetória por essa vida. Beeijos!

      Curtir

  2. AMEI, e ta assim tudo maiúsculo pq eu amei de verdad!!! Amei o texto e sua coragem pra embarcar nesse mundo de blogueira que é a sua cara!! Super feliz por vc, estarei aqui sempre te acompanhando! Beij, te amo!

    Curtir

  3. Camila ótimo vc ter abordado esse assunto pois muitos ainda não conseguiram se libertar da zona de conforto que é a casa dos pais, são tantas coisas q se passam na cabeça os medos, as insegurança, o desconhecido, a falta de apoios as amizades a falta da família a saída do ninho, amei tudo isso talves se eu tivesse lido algo parecido muitos anos atrás tivesse amadurecido meus pensamentos mais cedo, continue levando incentivos as pessoas que ainda não disseram o sim pra batalhas da vida parabéns. 😍😚💕

    Curtir

  4. Amei o texto, amei o tema, amei o blog e amei sua coragem! Meu desejo é de muito sucesso na sua vida, Cami. Mereces demais. Que continue a crescer, beijos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s